FALA, JOVEM!

CONHECER E VIVER: DUAS COISA BEM DIFERENTES

"Eles sabem que o mandamento de Deus diz que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte. Mas mesmo assim continuam a fazê-las e, pior ainda, aprovam os que fazem as mesmas coisas que eles fazem". Rom 01:32 NTLH

É comum vermos jovens se achegarem a Cristo através de uma determinada igreja. No momento em que isso acontece, a euforia de saber que Jesus morreu por elas e que agora podem ser salvos toma conta de suas de suas vidas, que parecem agora fazer algum sentido. Tudo vai bem e as pessoas começam a conhecer a palavra. O clima de felicidade continua enquanto esses jovens se dão bem com os outros jovens da igreja, enquanto tudo é novidade, enquanto a doutrina da igreja não lhes pede para deixar de fazer algo ou começar a adaptar sua vida aos padrões de Cristo. Neste momento, o jovem começa a conhecer a palavra e descobrir que Deus nos aceita como estamos, mas se recusa a nos deixar permanecer como estamos. O jovem passa a saber que não precisamos fazer nada para nos salvar (Cristo já fez por nós), mas agora precisamos fazer coisas e agir diferente porque somos salvos.

Leia tudo...

    A atitude do Cristão é diferente: é necessário sermos luz para o mundo e nossas atitudes são vistas e julgadas pelas pessoas. A palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santos, tem a capacidade de promover uma transformação de caráter, nos afastando de tudo aquilo que fazíamos antigamente e que não agrada a Deus. E é aí que as dificuldades começam: quando passo a questionar a doutrina bíblica e não mais aceitar 100% da palavra de Deus e vou atrás de alguma igreja light onde a Bíblia é adaptada à minha vontade, a tendência é eu voltar a fazer algumas coisas que fazia antes, ou passar a fazer coisas que quero fazer, mesmo que a Bíblia diga não.

    As igrejas "adaptáveis" tem se multiplicado a uma velocidade assustadora. Mas mais assustadora ainda é a quantidade de cristãos deixando igrejas comprometidas com as doutrinas bíblicas para se juntar a igrejas onde "não se pega tanto no pé". As desculpas apresentadas são muitas: -Vou para a igreja do(a) meu(inha) namorado(a); - Vou para esta igreja porque não preciso chegar no horário nos ensaios e posso tocar; - Vou sais dessa igreja porque os jovens daqui são muito parados; - Vou sair dessa igreja porque aqui não posso nem dançar. Desculpas e mais desculpas que buscam apenas impor a minha vontade e o que eu penso, em detrimento do que a Bíblia prega.

    É preciso entretanto lembrar que Deus não se convence com Desculpas. Elas não nos isentam da culpa por não fazer o que Deus quer que façamos. Quando o apóstolo Paulo escreveu em sua carta aos Romanos que "os que sem lei pecaram, sem lei se perderão e todos que pecam conhecendo a palavra, por ela serão julgados" (ROM 2:12), ele está nos mostrando o perigo de nos desviarmos depois que conhecemos a sua palavra. Deus é misericordioso, mas também é justo, e sua palavra não volta atrás. Conhecer a lei de Deus e não cumprir é pior do que não conhecer.

    Não basta ouvir ou conhecer, mas é preciso cumprir, viver essa lei diariamente (ROM 2:13) se quisermos que o direito que temos à salvação, conquistado por Cristo na cruz, seja efetivado e possamos desfrutar das bênçãos advindas desse cumprimento, além de subirmos com Ele para a recompensa preparada para nós.

    Fábio Kateivas

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails