Quem ama, não treme

 Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. (Tg 2.19)

Engana-se quem pensa que o diabo tem algum tipo de respeito por Deus. Tiago diz que os demônios creem em Deus e tremem, mas esse tremor não é reverência ou respeito: é pavor, a única reação que lhes resta, uma vez que, para terem qualquer atitude de rendição e respeito para com Deus, precisariam amá-lo, e disso são incapazes.

Nem para zombar diretamente de Deus, o diabo encontra condição, porque a covardia é uma característica sua. Ele só o faz através de seres humanos. Foi assim com Jesus, que ouviu blasfêmias e zombarias de quem não creu em sua mensagem, ao passo que, dos demônios, presenciou manifestações de pavor (Mt 8.28-29; Mc 5.1-20; Lc 8.26-39).

Zombar de Deus é ser porta-voz do diabo; é fazer e dizer o que ele quer. Mas isso, todo mundo sabe. O que muita gente não sabe é que ter medo de Deus é também fazer o que os demônios querem; é tornar-se semelhante a eles, porque tremer de pavor diante de Deus é próprio dos demônios.

É preocupante obedecer a Deus por medo, vê-lo como um Senhor sempre pronto a castigar, que impõe sua vontade e não abençoa a quem falha na obediência. Não basta crer mais que os demônios; é preciso ser o oposto deles; é preciso nascer de Deus. Só quem é gerado em Cristo pode amar a Deus e andar com ele sem medo, pois o perfeito amor, lança fora todo medo (1 Jo 4.18).

Eudoxiana Canto Melo

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails