O que diz a Bíblia sobre Simpatias e Superstições?

imageO Brasileiro em geral é muito místico e supersticioso. Muita gente que diz professar a religião católica, acredita em reencarnação, simpatias e todo tipo de coisas relacionadas a isso. Infelizmente essa é uma realidade que também tem atingido os cristãos protestantes. Por isso vemos a necessidade de trazer aqui um esclarecimento sobre esse assunto.

Seja você católico ou protestante, antes de tudo saiba que você é Cristão, um seguidor do mestre Jesus, então não se contamine com esse tipo de coisa.

O ser humano sempre cultivou um fascínio pelo espiritual e mantém, consciente ou inconscientemente, um estreito relacionamento com esta dimensão. Nos primórdios da humanidade, encontramos Adão, o primeiro homem, gozando íntima comunhão com o Senhor Deus, isto fica claro ao lermos a narrativa de Moisés no Livro de Gênesis (cap. 2 e 3), no desenrolar da história bíblica, são citados diversos homens que foram intimamente ligados ao “mundo espiritual”, tais como: Noé, Abraão, Moisés, Davi, Paulo e tantos outros que estavam umbilicalmente ligados a Deus (Gn 6.9; 17.1-8; Ex cap. 3; At 13.22; Hb cap.11).

imageNa contramão do bem, vemos também citações de outros que mantinham profundo relacionamento com os espíritos malignos e obtiveram certo êxito em seus empreendimentos (Dt 18.14; Ex 7.11; At 8.9-13; Dn 2.2; Is 8.19), mas, como recompensa, receberam a destituição da graça e a condenação eterna.

Ultimamente, vemos que o diabo tem se levantado de uma forma muito poderosa, toda a sua obra está em evidência, a mídia tem exposto o agir do maligno em todas as áreas explicitamente e de uma maneira absurdamente assustadora e nunca vista antes; a abertura que os programas de tv tem dado aos praticantes do espiritualismo e muito grande e esse é só um exemplo. É certo que muitos praticantes anônimos das obras espiritualistas, creem estar buscando servir a Deus e não têm a consciência de estarem lidando com as forças das trevas; mas, isto não os isenta.

Mas, o que é simpatia?

O Dicionário Aurélio a define como: “Ritual posto em prática, ou objeto supersticiosamente usado, para prevenir ou curar uma enfermidade ou mal-estar”.

A definição que encontramos no dicionário é muito clara, não nos deixa dúvida quanto sua origem. É um “ritual” (rito: Regras e cerimônias que se devem observar na prática de uma religião; Qualquer cerimônia de caráter sacro ou simbólico que segue preceitos estabelecidos.) Como o Senhor Deus não é o centro deste ritual, por consequência o diabo o é! Não há meio termo; ou faz-se para Deus ou para o diabo.

Paulo, alerta: “Abstende-vos de toda forma de mal.” (1Ts 5.22)

A pratica da simpatia é reprovada em diversos textos, na realidade são condenadas todas as práticas que envolvem contato com espíritos malignos. Infelizmente, muitos praticam simpatias por desconhecerem suas origem, mas, tais costumes devem ser abolidos do meio da família cristã. Sustentar esse tipo de prática sabendo do seu real significado é rebelião, feitiçaria contra Deus.

imageMesmo apontando a simpatia como única saída para a cura de determinados males, ela continua sendo uma obra das trevas. Há simpatias para tudo, por exemplo: para curar doenças (asma principalmente); para encontrar namorado (a) e casamento; Trazer fidelidade ao casamento; Conseguir riquezas; para curar animais; eliminar insetos das plantações e muito mais.

As pessoas necessitam estarem atentos à vontade de Deus e coloca-la em primeiro lugar em suas vidas, seja qual for o preço a ser pago.

Muitas pessoas não tementes que praticam simpatias obtém resultados positivos. Estes E esses mesmos alegam: “o diabo não faz o bem”. Mas prestem atenção, a Bíblia em diversos textos nos afirma que o inimigo tem grande poder, o suficiente para operar sinais e maravilhas diante dos homens. (Ap 13.13, 16.14; Mt 4.1-11, 2Ts 2.9). Portanto, ele cura a saúde de alguns, mas tudo o que ele dá ele tira depois, cumprindo seu objetivo de matar, roubar e destruir.

O Senhor Deus realmente é o autor de todo o bem e realiza curas, milagres e sinais, mas, a forma de alcançá-los é totalmente diferente e depende de uma vida de comunhão e santidade.

Superstições, curandeirismo, bruxaria, agouros, e demais práticas são condenadas, veja o texto:

image“Não se achará entre ti... adivinhador (Conhecer ou descobrir, por meios sobrenaturais ou artifícios hábeis, o que está oculto em -o passado, presente ou futuro-. Descobrir por interpretação, indução, conjetura, intuição, etc.), nem prognosticador (Fazer o prognóstico; predizer, pressagiar, profetizar), nem agoureiro (Que anuncia desgraças, infortúnios; supersticioso, crendeiro.), nem feiticeiro (Que faz feitiços. encantador, sedutor.), nem encantador (Ato ou efeito de encantar, Feitiçaria, magia.), nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois... é abominação ao Senhor.” (Dt 18.10-12).

Irmãos, é tempo de sermos espirituais, homens e mulheres cheios do Espírito Santo, sensíveis à Sua voz e ao Seu soprar; limpos de toda sorte de mal, purificados; atentos às muitas armadilhas jogadas nas veredas, algumas sutis, quase imperceptíveis; porém, com poder suficiente para destruir a comunhão com o Pai.

“Vigiai e Orai!” Assim seja a nossa vida.

Adaptação de Texto: Redação Escrevendo de Tudo

Um comentário:

Anônimo disse...

Esclarecedor.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails