É preciso amar…

Eu ignorei a vontade de Deus. E não sobre uma coisa pequena, mas sobre a principal base do Cristianismo. Eu não amei, ou melhor, escolhi não amar. Há tempos em que eu ando numa onda de “estou muito cansada para amar agora”, e hoje Deus praticamente gritou comigo “vá e ame” e eu respondi “não”. Claramente Deus havia me mostrado, que eu precisava levantar do meu sofá e ir demonstrar amor pelos moradores de rua que vivem perto da minha casa, simplesmente levar um pão, dizer um olá, eu passei praticamente a semana toda sem “poder” ir lá vê-los, e hoje eu estava “livre” para ir lá. Só que ao invés disso eu criei um monte de desculpas – muito boas na minha singela opinião –  que favoreciam o meu argumento de “agora não estou podendo amar”, virei pro lado e dormi, muito bem por sinal.

Só que quando eu acordei, me arrumei e fui para o culto, e a canção dizia algo como “eu vou fazer Tua vontade Deus”, eu não conseguia dizer. Não conseguia porque seria hipócrita eu abrir a minha boca para dizer tal coisa se poucas horas antes Ele havia me mandado fazer algo tão simples e eu havia ignorado. E aí eu percebi… um abismo, um desespero… eu longe de Deus…o medo de ficar longe Dele… o medo de voltar atrás, para uma época em que eu vivia só. E aí eu abri minha boca e confessei. Confessei a Ele e pedi perdão. Mas não bastam palavras, porque arrependimento total vem do fundo do coração, e mais importante, provoca mudança de vida. Tenho me desculpado demais por não amar, mas não tenho mudado de atitude entende?

Sei que amar nem sempre é algo fácil, e não estou dizendo que devemos todos os dias estar sorridentes por aí abraçando todo mundo. É claro que existem momentos e situações onde nós precisamos de cuidados e de um pouco de tempo para “recuperar” as forças. Jesus fez algo assim, passava bastante tempo com as multidões, mas sempre precisava daquele momentinho para descansar, para estar sozinho com o Pai e “recuperar o fôlego”. Mas existe uma diferença entre parar para respirar um pouco e deitar no caminho por dias sem nenhuma intenção de prosseguir. Acho que sabemos bem quando estamos mesmo precisando de cuidado e quando só estamos criando desculpas para não agir.

Por saber que amar não é sempre algo “fácil”, e por essa minha atitude de inventar falsas justificativas, é que venho falar com vocês hoje meninas. Quero tentar descobrir de onde vem essa minha falta de amor, e sinto que preciso ser verdadeira com vocês, porque esse é o motivo do blog. Tenho lutas, dificuldades, e MUITOS problemas, e não vejo razão para fingir que está tudo bem e ensinar coisas que não estou vivendo no momento. Somos irmãs e precisamos ser sinceras umas com as outras.

A minha maior dificuldade no momento tem sido essa: amar. Essa falta de amor em mim não distingue raça, cor, credo, escolaridade, classe social…nada. Só não consigo amar pessoas, uns dias amo, outros não. O irônico é que essa é a minha “palavra do ano”, amar. O mandamento mais importante dado por Jesus é sobre o amor:

Respondeu Jesus: “O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’.
O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’ Não existe mandamento maior do que estes”. – Marcos 12: 29-31

Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. – 1 João 4:17

Nisto conhecerão que são meus discípulos, se vos amardes uns aos outros – João 13:35

Entendem a importância disso e o meu desespero por não conseguir amar? Não tem como eu amar a Deus se eu não amo ao próximo. Não tem como eu ter um relacionamento com Deus sem amá-Lo, são duas coisas inseparáveis, e amando-o eu amo ao próximo. E eu não quero, não vou, de jeito nenhum abrir mão do meu relacionamento com Deus. E essa falta de amor tem congelado o meu coração sabe? Tem me entristecido, porque eu quero amar… eu quero muito!

A questão é que por mais que eu “queira” amar as pessoas, eu tenho esquecido da onde vem o amor: de Deus.

“Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” – 1 João 4:18

Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós. Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. – 1 João 4:11-13

Se o amor vem de Deus eu preciso olhar para Ele, focar e buscar nEle o amor. E o que eu tenho feito é só alimentar o meu próprio ego. Não há maneira de encontrar o amor em mim mesma, porque sou egoísta e falha, vivo em um mundo que prega que é muito mais importante atender as minhas necessidades, e olhando para mim mesma, eu acredito nisso. Mas quando eu olho para Jesus, Ele me diz justamente o contrário. Ele me diz para amar até o fim, diz que aquele que quer se tornar o primeiro no Seu reino deve servir. É a velha batalha entre o meu ego e o Espirito em mim.

Quando nós olhamos demais pra nós mesmas, começamos a perceber o tanto que somos falhas e imperfeitas e a querer toda atenção do mundo para nós, afinal de contas, quem pode estar em pior situação do que eu, certo? Isso é uma mentira que tem sido colocada em nossos corações, de que estamos “doentes” demais para ajudar alguém, de que nós é que precisamos de atenção exclusiva dos outros, e que todos estão sendo injustos conosco. O ego tem enganado toda a nossa geração, principalmente a mim. Nós paramos de lembrar que TODOS estamos machucados, quebrados, e precisando de alguma forma de ajuda, nós focamos só na “MINHA” necessidade! Mas a verdade é que não vai chegar um ponto da minha vida onde não terei nenhuma forma de necessidade emocional/espiritual/física. E é assim que preciso amar. São pessoas imperfeitas, com cicatrizes, passando por momentos difíceis que nos ajudam, e são elas que também precisam de nossa ajuda.

Preciso amar mesmo estando com dificuldades, porque Jesus amou em meio a dificuldades. Nos dias mais próximos de sua crucificação, quando Ele estava sendo afligido e a sombra da cruz se tornava mais visível… Ele parou e ensinou sobre o amor (vide João). Alguém precisava mais de “apoio pscicológico” do que Jesus ali? Não. Nós nunca nem sequer vamos conseguir compreender o tamanho da dor que Ele estava sentindo naqueles últimos dias. Mas o que nós sabemos que Ele fez foi que amou até o ultimo instante:

“Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.” João 13:1

Como já disse aqui antes, e preciso voltar a lembrar, amor não é sentimento. É escolha. Levar amor as pessoas, vai muitas vezes ser questão de abrir mão da nossa própria vontade e conforto. Exige tirar os olhos de nós mesmos, olhar para Jesus, olhar para o TANTO que Ele ama essas pessoas, e o TANTO que elas necessitam de amor, da mesma forma que nós e ir amá-las. Quando paramos de ver o nosso ego e olhamos para o que Jesus fez, para como Ele ensinou o amor, para como Ele nos amou, quandopedimos a Ele para nos ensinar a amar, Ele age em nós de uma forma que nos guia na direção do amor. Ele vai transformando nossos corações e maneiras de pensar, vai fortalecendo o nosso coração que passa a ser guiado por Ele e não pelo nosso ego, que passa a ver o outro como tão importante e necessitado quanto nós.

Isso que é maravilhoso sabe? Nós somos tão dependentes de Deus que até para ama-Lo precisamos que Ele nos ensine. É normal ter dificuldade para amar, mas conforme desenvolvemos um relacionamento com Deus Ele nos ensina e aperfeiçoa no amor. Só que precisamos estar realmente dispostas a isso. Deus não irá nos forçar a fazer a vontade Dele, Ele vem gentilmente e pergunta “o que quer que eu te faça?”. E nós podemos responder: Ensine-me a amar. Não é por nossos esforços ou méritos, mas quanto mais conhecemos a Deus mais aprendemos a amar, porque “Deus é amor”. Então o que precisamos “fazer” é escolher amar e pedir a  Deus para mudar nosso interior para que amemos.

Escolhi escrever esse post agora enquanto eu ainda estou sentindo tudo isso, antes de ir consertar o meu erro (o que farei hoje), para que vocês pudessem entender que estou sendo sincera e que realmente é difícil, e que se por acaso alguma de vocês está nessa situação, eu entendo, para que vocês orem por mim também, e que também me perdoem por isso. E tomei a liberdade de escrever uma pequena oração para quem mais está tendo dificuldade com essa área:

Deus, que o Senhor me ensine a amar como o Senhor amou. Perdão por tamanhas falhas, eu erramos muito e sou muito imperfeita! Que o Senhor me transforme e modifique para parecer mais contigo. Obrigada por Tua graça e misericórdia que me perdoa dessa falta de amor e pelo Teu Espírito que me aperfeiçoa. Escolho te amar, escolho parar de só falar e começar a agir, a mudar de atitude, mas sei que por mim mesma não consigo fazer nada disso. Escolho olhar para Ti ao invés do meu ego e das minhas necessidades. Peço que o Senhor mude-me por inteiro para que eu ame como Tu me amaste. Confio que o Senhor cuida de mim, e que devo levar amor ao próximo na medida em que quero receber, mas tenho dificuldade para fazer isso, por favor, me ajude!!! Em nome de Jesus, amém.

FONTE: a girlsTruth          INDICADO PELO LEITOR: Esdras Braga

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails