Deixem a mentira e falem a verdade

“De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus. Quanto á antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. “ (Efésios 4: 21-25 – NVI)

Esse texto que o apóstolo Paulo escreveu ao povo da igreja de Éfeso tem como contexto a Nova Vida em Cristo, vida transformada pela graça de Jesus Cristo, porque antes éramos e andávamos errantes, cometendo todo tipo de pecados e impurezas, mas Aquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz, nos deu a oportunidade de sermos livres do cativeiro do pecado. O mundo, porém, continua lutando contra os princípios da palavra. Existe, por exemplo, até o dia da mentira, 1 de abril, dia criado para que as pessoas contem mentiras como se fosse algo engraçado, uma pegadinha.

Mas, cuidado, mentira não faz parte da Nova Vida que recebemos de Cristo. A Palavra diz que, quem mente, é filho do Diabo. Essa afirmação parece forte demais e um tanto radical, mas não é nossa opinião ou o que achamos. É a palavra de Deus, vejam: “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele”. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira”  (grifo nosso) (João 8:44).

Jesus está confrontando os judeus e fariseus que procuravam matá-lo, que não queriam mudar de vida, mas continuar apenas em suas tradições. Preste muita atenção numa coisa: “O mundo nos odeia, e quer nos destruir, com armadilhas mortais”. Deixe a mentira e não faça uso dela por menor que você possa pensar que seja, há um propósito por trás dela, de fazê-lo escravo novamente, mas em Cristo você é livre, você conheceu a verdade e ela o libertou. Use a verdade sempre, custe o que custar, ela liberta, use-a sempre com graça e muito amor, pois foi assim que Ele fez conosco. Primeiro de abril e todos os outros dias do ano, para os que nasceram de novo, é dia da verdade, não dia da mentira. Fale a verdade, ame a verdade e a verdade lhe conduzirá ao Céu.

Pr. Magno Batista da Silva é secretário da Convenção Geral da IAP e co-pastor na IAP em Vila Medeiros (SP).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails