Encontro Regional Jovens Vivendo o Reino–Vitória da Conquista, 29 a 30/09/2012

Por Odilar Júnior

banner 5,0x1,5 001Durante um fim de semana bastante frio, jovens se reuniram para aprenderem a como viver o Reino de Deus aqui. Este Encontro aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro, no sítio Emaús, em Vitória da Conquista-BA, com a participação de várias IAPs, a Diretoria da Convenção Bahia e os diretores da FUMAP e do Departamento Jurídico da IAP.

    Após a abertura e as boas vindas da liderança da UMAP local, o Pastor Alexandro Jorge (também conhecido como Pr. Alex, diretor da FUMAP) introduziu o lema de sua gestão - Viva o Reino - através de uma sinopse da Bíblia Sagrada, começando da criação do Universo, do homem e a primeira rebelião, passando pela historia do povo de Israel, até chegar ao anúncio do Evangelho por Jesus e concluindo em Colossenses 1:13, sempre relacionando cada fato ao projeto do Reino de Deus. Ele mostrou que este Reino não é uma região geográfica, mas sim o domínio, o governo de Deus sobre a vida de seus súditos. Vários grupos de estudos foram montados para debater sobre as parábolas do Reino (Mateus 13) e assim observar como vivem estes súditos para que as outras pessoas os vejam como representantes deste Reino.

    À tarde, o Pastor João Leonardo Júnior (diretor do departamento Jurídico da IAP e FUMAP entre 2008 e 2011) relembrou uma das propostas do Fórum Pensando a Igreja Jovem - "Caia na Real" - questionando a possibilidade de uma vida cristã real num tempo cada vez mais virtual, num mundo cada vez mais midiático; através de sua exposição ele provou que é possível sim viver de forma real e não ser seduzido pelas ilusões deste mundo,  porém não é fácil, o que torna um desafio a ser aceito por aqueles que querem viver desta forma. No fim da tarde o Pastor Alex volta apresentando os "PGs" - Pequenos Grupos - que seriam reuniões para ministração de estudo bíblicos com poucas pessoas, para criar uma maior aproximação entre o facilitador e os aprendizes, desenvolvendo a comunhão e o relacionamento entre eles.

    Com o tema "Proclamando no Reino de Deus", o Pastor João Leonardo Júnior convidou todos a refletirem a história do coxo da porta do templo. A partir de uma análise das atitudes dos apóstolos Pedro e João em relação ao coxo, pode-se notar que Deus tem comissionado pessoas a proclamarem a Jesus e o Seu Reino e que estas devem ter uma vida de oração; que no momento em que estas se envolvem com o Evangelho, se envolvem com pessoas, servindo às pessoas, assim Deus é louvado e glorificado por aqueles que veem os sinais que seguem os servos do Rei. No final do culto, todos os pastores presentes foram à frente e oraram pelos participantes e pelo Ministério Vida e Fé, que conduzia o louvor e adoração durante a programação.

    No dia seguinte, o tema do Encontro continuou a ser desenvolvido. O Pastor Alex palestrou "O Reino de Deus chegou - como sei?" mostrando que o Reino de Deus deve ser entendido como "uma nova ordem de vida caraterizada pelo governo soberano de Deus na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo"; uma realidade que não deve ser apenas falada, mas sim vivida, praticada. Assim, a Igreja de Cristo precisa ser reconhecida como uma comunidade de justiça paz e alegria, e os seus representantes como legítimos cidadãos do Reino. No final, um painel interativo (uma espécie de debate ao vivo, com um apresentador, três convidados e a plateia) foi criado para discutir temas atuais relacionando às bem-aventuranças (Mateus 5:3-12). Para encerrar, houve uma palavra de agradecimento dos Pastores Alex e João Leonardo Júnior, e do líder da UMAP de Vitória da Conquista, Uilson Pinheiro.

    À tarde, foi a vez da recreação: várias brincadeiras foram executadas para descontrair os participantes. Uma dessas brincadeiras serviu como pano de fundo para a reflexão do Missionário Edmundo sobre a noiva de Cristo e as suas vestes brancas e resplandecentes.

E para fechar com chave de ouro, um culto de agradecimento foi promovido, tendo como preletor o Pastor Gérson de Souza (Superintendente da Convenção Bahia), falando da chegada do Reino de Deus até nós (Lucas 17:20-21), através de Jesus Cristo, comprovado por seus ensinamentos e milagres; que ainda não chegou de forma completa, ocorrendo somente na volta de Cristo. Após esta mensagem animadora, todos oraram, intercedendo por Uilson Pinheiro, por sua família e pelos líderes da UMAP.

    As considerações finais ficaram por conta do líder da UMAP de Vitória da Conquista. Todos se despediram com o Moto da UMAP e o Pastor Gérson de Souza encerrou com a bênção apostólica.

Fonte: Blog UMAP DE OLIVEIRA DOS BREJINHOS - BAHIA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails