PARA A GLÓRIA DE QUEM??

Ora pelejou Joabe contra Rabá, dos filhos de Amom, e tomou a cidade real. Então mandou Joabe mensageiros a Davi, e disse: Pelejei contra Rabá, e também tomei a cidade das águas. Ajunta, pois, agora o restante do povo, e cerca a cidade, e toma-a, para que tomando eu a cidade, não se aclame sobre ela o meu nome. II Samuel 12:26-28

Joabe foi o maior general do exército do Rei Davi. Comandou os soldados de Israel em inúmeras batalhas, sendo vencedor em todas elas. Ela bem visto pelo Rei, aclamado pelo povo. Participava dos banquetes reais e sua opinião era sempre importante para o Rei. Era de se esperar que em algum momento ele buscasse a sua própria exaltação. Mas não foi assim que aconteceu.

Leia tudo...

    Após conquistar a cidade de Rabá e acuar o rei e alguns soldados restantes em um canto da cidade, Joabe manda o mensageiro ao Rei Davi. Ele acha importante que o Rei dê o golpe final. Joabe havia feito todo o trabalho e no momento de aplicar o golpe final e receber os louros da vitória, ele passa a honra a quem de direito.

    Por mais que Joabe soubesse que sua posição era importante, que talvez o próprio Rei não se importasse que ele recebe um pouco de louvor por sua conquista, ele sabia que toda a glória deveria ser do Rei. Ele era fiel ao seu Rei e sua fidelidade foi maior do que sua necessidade de auto-afirmação.

    É triste vermos que são poucos os que pensam como Joabe hoje em dia. As igrejas estão cheias de pessoas que guerreiam constantemente, mas que não aceitam que toda a honra e toda a glória seja dada ao Rei dos Reis. Pregadores, cantores, instrumentistas, dançarinos, educadores, não importa o cargos, não importa o que se faça, pessoas estão cada vez mais buscando a sua glória pessoal e se esquecendo da glória do Rei.

    Não há desculpa para isso. Todo o esforço que fazemos só produz resultado se Deus estiver nos guiando e fortalecendo. Não conseguimos cantar se Ele não nos ajudar; não conseguimos pregar se Ele não nos orientar; não conseguimos ensinar se Ele não nos ensinar primeiro. Toda a honra e toda a glória deve ser dada apenas ao Rei dos Reis, pois d'Ele procedem todas as coisas.

    O certo é temos que continuar cantando, pregando, ensinado e trabalhando na obra de Deus, mas não podemos em hipótese alguma, sob risco de pecarmos contra Deus, tentar tomar para nós a Glória que pertence apenas a Deus.

    FÁBIO KATEIVAS

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails