Vencendo o desânimo

Na abordagem feita por Deus a Josué, há ensinamentos preciosos para nos auxiliar a seguir em frente

“E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” (Josué 1:1-2).

“Morre o principal nome da nação.” Talvez essa fosse a manchete principal da imprensa no dia em que Josué foi chamado por Deus. Moisés, o grande líder que conduziu o povo durante décadas no deserto, tinha o seu nome estampado no “obituário” de Israel. A comoção era geral. Uma nação inteira estava de luto. O desânimo era o sentimento comum entre os judeus.

Não precisa ser psicólogo para diagnosticar uma depressão emocional em Josué, no capítulo um do livro que carrega seu nome. Na abordagem feita por Deus, é nítido o esforço do Senhor para reanimar Josué. À semelhança do povo de Israel, aquele homem precisava de uma injeção de ânimo para continuar sua caminhada rumo à terra de Canaã. Os conselhos reanimadores de Deus descritos nesse livro nos ensinam a vencer o desânimo e as crises emocionais pelas quais passamos nessa vida.

“Meu servo Moisés é morto”. Por incrível que pareça, lembrar o motivo causador do desânimo foi o primeiro conselho de Deus. Aprendemos nas palavras do Criador que, para superar as dores emocionais, é necessário aceitar os fatos. Fingir que a tristeza inexiste não resolverá nossos conflitos pessoais. Deus usa de franqueza com Josué. Ele não esconde a verdade. O Deus consolador induz Josué a encarar a realidade dos fatos.  A morte de Moisés não se tratava de um pesadelo, mas sim de algo da vida real. Era preciso conviver com a idéia de que Moisés havia morrido. Às vezes queremos superar o desânimo apagando o passado. Essa não é a proposta divina.  Fazer de conta que as coisas ruins não aconteceram é enganar a si mesmo. O engano não cura as feridas da alma. É preciso, de forma madura, aceitar que problemas e perdas fazem parte do curso natural da vida.

Após relembrar os fatos para Josué, Deus o ordena a se levantar. O imperativo de Deus foi “Levanta-te”. Moisés havia morrido, mas a vida continuava. Era necessário, literalmente, se levantar e continuar a caminhada. Na luta contra o desânimo é preciso levantar a cabeça e voltar para vida. Os planos de Deus para Israel não haviam morrido com Moisés. Deus promete a Josué que estaria com ele na mesma medida que esteve com o falecido líder. Grandes conquistas aguardavam Josué se este superasse sua depressão espiritual.  As frustrações da vida não podem nos fazer parar. Os planos de Deus para nossa vida jamais se frustram. As coisas dessa vida passam, mas as promessas de Deus permanecem vivas. Quando o desânimo chegar devemos nos lembrar que os planos de Deus são vistosos e apontam para nossa direção.

De “prancheta” na mão, o “maior dos Psicólogos” emite uma mesma palavra por três vezes. “Esforça-te” (Josué 1: 6,7 e 9). A receita de cura é mais simples do que Josué imaginava. Para vencer o desânimo, Josué teria que simplesmente querer. Deus respeita o livre-arbítrio do homem. Essa é uma das razões pelas quais muitas pessoas não conseguem sair de uma depressão. Elas simplesmente não querem e, consequentemente, não se esforçam. Deus é especialista em fazer aquilo que o homem não consegue fazer, no entanto, o Senhor jamais fará aquilo que compete ao homem.  O esforço é papel do homem. Deus diz “Tão somente esforça-te”. Somente esforço é o que Deus espera de nós, pois o mais Ele fará.

Após aquela conversa com Deus, Josué teve suas forças renovadas. O desânimo outrora “imbatível”, “beijou a lona”. Do assento do desânimo às grandes conquistas de Canaã, foi a mudança provocada por Deus na vida de Josué. As perdas e frustrações continuam sendo uma realidade, mas o mesmo Deus que reanimou Josué continua abrindo a boca, nos dando as devidas orientações para que vençamos o desânimo.  Diante disso, quando surgirem as decepções, ouçamos a voz de Deus, encaremos os fatos, continuemos a vida e nos esforcemos, pois o nosso Deus é conosco por onde quer que andemos.

Pr. José Wilbert Magalhães é secretário da Convenção Litoral e Leste Paulista.

Via Portal IAP

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails