De olho no futuro

O que pensamos do amanhã faz toda a diferença no que fazemos hoje

O que você pensa a respeito do futuro?  Qual é o seu conceito de futuro?  Embora estejamos fisicamente no presente, o que acreditamos ser o nosso futuro é o que mais deveria conduzir a maneira de vivermos. Sobre isso, Eugene H. Peterson escreveu: “Se o nosso senso de futuro é fraco, temos uma vida marcada pela indiferença”.  Por isso, muita gente tem uma vida fraca. Uma vida frouxa, sem princípios, sem regras, pois não enxerga o futuro com esperança, para algo melhor. Segundo Peterson, “boa parte das doenças emocionais, mentais e dos suicídios ocorre entre pessoas que sentem que ‘não têm futuro’”.

Embora o nosso dia a dia seja muito agitado, veloz, exigente, não podemos nos consumir nele, como se o presente tivesse um final em si mesmo. Devemos acreditar que os “melhores dias ainda estão por vir” (Max Lucado). Dentre as pessoas que mais têm sabido viver o presente, destacamos aquelas cuja fé está em Cristo. Pensam e agem com a certeza de que Jesus voltará para buscar um povo “santo, especial, zeloso, e de boas obras” (Tito 2: 14). Jesus prometeu que voltaria e os cristãos crêem nessa palavra. Crendo assim, vivem de olho nessa esperança. Isso é o que importa. Mesmo que as coisas não estejam bem, quando se tem essa certeza, é possível afastar a ansiedade, o medo, a raiva, as mágoas, o desespero e as tolices.  Sem dúvida podemos afirmar: aquele que tem esperança na volta de Jesus, vive bem melhor o seu presente.

Nos seus últimos dias aqui na terra, Jesus fez a seguinte declaração aos seus discípulos, que estavam assustados em relação ao futuro:  “Não permitam que essa situação os perturbem. Vocês confiam em Deus, não confiam? Confiem em mim. Há muitos lugares na casa de meu Pai. Se isso não fosse verdade, acham que eu teria dito que vou preparar lugar para vocês? Mas, se vou preparar lugar para vocês, significa que vou retornar e levá-los comigo, para que possam viver onde eu vivo.” (Jo 14:1-4).

Amigo leitor, não viva indiferentemente. Dê contornos decentes ao seu presente. Não viva uma vida de fantasias, não a torne carnavalesca. O futuro vem aí, viva de olho em Jesus.

Pr. Ismael Narcizo é responsável pela IAP em Douradina (MS).

Fonte:  Bíblia “A Mensagem” – Eugene H. Peterson

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails