Como venço as tentações?

image

“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1 Cor. 10.13).

No princípio Deus criou o ser humano (Adão e Eva) perfeito, sem nenhum pecado ou malícia e imortal. Também criou o livre arbítrio que é o direito de escolha de fazer ou não a vontade de Deus; dentro deste direito há um princípio estabelecido pelo Senhor de quem fizer e obedecer a vontade de Deus, viverá para sempre, quem não fizer e permanecer no pecado, morrerá eternamente. Se o homem que era perfeito no Éden pecou e nós, que já nascemos pecadores (Sl. 51. 5), como vencer as tentações?

Não podemos negar que dentro de nós há uma luta terrível e incessante, “Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro...” Gl. 5. 17. Existem três forças que conspiram e tentam contra nós, a carne, o mundo e o Diabo. Não devemos subestimá-los e nem tampouco dar ocasião a eles. Quantas vezes ouvimos as frases: “A carne é fraca”, “O cair é do homem”, como se fosse uma justificativa. Outros se deixam seduzir pela curiosidade e caem no engano do “É só uma vez”.

A primeira vez pode ser também a última para sua condenação. Quantas vezes Davi cometeu adultério? Uma. O adultério de Davi, uma só vez, levou às seguintes conseqüências: uma outra pessoa foi levada a pecar – Bate-Seba; o marido dela, Urias, foi assassinado; a morte do filho de Davi, o filho de Bate Seba; a briga entre os filhos de Davi sobre uma mulher; a morte de dois dos filhos de Davi; o povo de Deus ficou dividido entre Absalão e Davi.Tudo isso veio como resultado de apenas um pecado. Sua primeira vez com alguns pecados pode ser sua última: É com a primeira vez que você transar com alguém que perde para sempre sua virgindade. É com uma vez de ter relações sexuais que você pega a AIDS ou outras doenças sexualmente transmissíveis. É com o primeiro copo de bebida que o alcoólatra começa sua queda para o vício. Não foi o último copo que o destruiu, mas o primeiro, (D. Downing).

Quem assume um compromisso sério com Deus entregando-se a Jesus Cristo e disposto a ser seu discípulo, Ele fornece meios para andarmos em um caminho de vitórias e de constante crescimento espiritual ao seu lado. Há situações em que o melhor é simplesmente fugir. Para o jovem Timóteo, Paulo aconselha que ele também fuja das paixões 2º Tm. 2.22, “Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” Outra arma poderosa contra a tentação é de encher nossas mentes com a Palavra de Deus. Decorando versículos e mantendo um tempo de leitura e estudo na Bíblia diariamente ajudam a manter os nossos pensamentos nas coisas lá do alto.

Mt. 26. 41a, “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”; Tg. 4. 7, “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós”. Temos um intercessor e advogado que é Cristo, Ele se compadece das nossas fraquezas, em tudo foi tentado, mas não se achou nEle pecado algum, Hb. 4. 15.

Portanto meu amado irmão se você pecar não fique prostrado achando que está tudo perdido, reconheça o erro, arrependa-se e abandone-o, “se confessarmos os nossos pecados, Cristo é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”, 1 Jo. 1. 9.

Busque a Jesus, entregue-se a Ele, confie e fortaleça-se nEle e em todas as tentações te dará vitória!

Por Pr. Elias F. Inácio - Via Sou da Promessa

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails