Com o inimigo no colo! Uso incorreto de notebooks pode causar infertilidade masculina e outros problemas

imagePesquisa recente aponta que usar computadores portáteis no colo pode levar infertilidade nos homens. Fique atento para evitar este e outros problemas relacionados ao tema

A mobilidade trazida pelo uso dos notebooks por vezes esbarra em questões de saúde. Recentemente um estudo publicado na revista Fertility and Sterility indica que o uso do aparelho no colo ou sobre os joelhos, uma das maneiras mais comuns de uso, pode causar problemas à reprodutividade masculina.

O estudo coordenado pelo urologista Yelim Sheynkin, da State University of New York, em Stony Brook, aposta que este tipo de utilização do aparelho cause um rápido aquecimento dos escrotos. A temperatura da região sobe 2,5 graus em média quando do uso do aparelho nesta situação.

Desta forma, em 10 ou 15 minutos, a temperatura de seus escrotos já está acima do que consideramos seguro. Este superaquecimento pode levar à infertilidade, já que os testículos necessitam estar alguns graus mais frios que o restante do organismo para produção do esperma.

imageDe acordo com o estudo, a prevenção pode ser feita apoiando seu laptop sobre uma mesa. O uso de suportes oferece apenas uma falsa sensação de segurança, já que o objeto não ajuda na refrigeração do local. Não é de hoje que o uso dos portáteis em locais como camas e poltronas de aviões causam problemas à saúde do usuário.

Ergonomia para garantir a saúde

Além de problemas para a fertilidade, como informados acima, é comum ouvir pessoas reclamando de dores nas articulações e no pescoço em função do uso dos notebooks. As temidas Lesões por Esforço Repetitivo (LER) são responsáveis por afastar muitos trabalhadores de seus postos.

Algumas dicas interessantes para quem pretende fugir dos males causados pelo uso repetitivo dos aparelhos podem ser colocadas em prática, como utilizar teclados ergonômicos para reduzir a pressão nas mãos e nos pulsos enquanto você troca ideias com seus amigos via Messenger (MSN) 2011 ou Google Talk, por exemplo. O posicionamento dos teclados em alinhamento com seus braços na hora da digitação também é um fator de prevenção.

Outros cuidados possíveis são a substituição do seu mouse por uma trackball - o dispositivo não precisa ser segurado, basta movê-la com um ou dois dedos e clicar nos botões. Adotar dois monitores também é uma saída que pode poupar uma série de cliques e aumentar sua produtividade, pois permite que você realize duas funções ao mesmo tempo.

Que tal uma pausa no trabalho?

Realizar alongamentos e pausas periodicamente são uma ótima forma de se livrar das lesões por esforço repetitivo, do estresse e de outras doenças mentais como o esgotamento profissional - conhecido como burn out, em inglês. Para manter a saúde do corpo e da mente você pode utilizar ferramentas como o Focus Booster e Workrave.

O primeiro deles é um cronômetro desenvolvido para melhorar o tempo de trabalho em frente ao computador. Além de manter seu estresse menor, você reduz o número de horas ociosas. Já o segundo aplicativo permite que você organize seu expediente agendando as suas pausas e controlando o tempo de trabalho entre elas.

Via Superdownloads

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails