O goleiro Bruno, Elisa Samudio e a violência contra a mulher.

image

O caso do desaparecimento e possível assassinato da modelo Elisa Samudio tem comovido a sociedade brasileira. O goleiro Bruno, atleta do Flamengo, ex-namorado da moça, tem sido considerado pela polícia uma peça importante no desvendamento dos crimes. Elisa já havia se queixado do jogador, devido as inúmeras agressões e ameaças sofridas, o que fez com que a polícia declarasse o goleiro como principal suspeito do sumiço de Eliza.

A tragédia de Elisa nos faz lembrar da violência que inúmeras mulheres sorem cotidianamente.

O jornal O FLUMINENSE publicou em 18/10/2009 que as mulheres continuam sendo as maiores vítimas de violência no Estado do Rio de Janeiro. Segundo o jornal, em 2008, 1.016 mulheres receberam ameaças em Niterói, enquanto 1.848 sofreram lesão corporal e outras 10 foram mortas. Em São Gonçalo, os números são ainda mais preocupantes: 1.823 sofreram ameaças provenientes de violência doméstica, 2.314 foram agredidas e 20 foram assassinadas, de acordo com dados do Dossiê Mulher, divulgados pelo Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP-RJ), este ano. O mais grave nessa cruel estatística é que cerca de 70% dos agressores são conhecidos ou muito próximos das vítimas, quando não seus próprios companheiros.

Caro leitor, os altos índices de agressão contra a mulher no Brasil exigem de todos nós um posicionamento e atitude que traduza o compromisso ético, político e público de contribuir para a erradicação desse tipo de violência. Lamentavelmente, casos como o de Elisa se multiplicam aos borbotões em todo território nacional, levando o cidadão a nítida impressão de que os que atentam contra a vida das mulheres não sofrerão maiores consequências.

Diante do exposto, afirmo que os culpados pelo desaparecimento, morte e ocultamento de cadáver de Elisa precisam ser encontrados, além de SEVERAMENTE punidos pela justiça brasileira. 

Renato Vargens

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails